A automação e a troca de dados entre máquinas do setor industrial são tendências que, entre seus benefícios, apresentam a flexibilidade como destaque. Mesmo empresas de pequeno porte se veem diante da possibilidade de otimizar suas operações, mantendo sua qualidade nos mesmos padrões que as grandes corporações e atendendo às expectativas e requisitos até dos clientes mais exigentes.
Nesse mundo interconectado, todas as etapas de uma linha de produção são planejadas e facilmente controladas por qualquer dispositivo conectado à internet, seja computador, tablet ou celular. No processo de soldagem, por exemplo, o formato das peças que serão soldadas pode ser inserido no sistema junto dos parâmetros necessários.
Relacionado: O futuro da soldagem: soldas inteligentes e robotizadas ganham espaço
O soldador conta com o auxílio de uma tela que vai indicando o passo a passo do trabalho executado. Um controle dos parâmetros é realizado em tempo real e, caso apresente números fora do pré-estabelecido, o equipamento é pausado automaticamente.
Em operações ainda mais tecnológicas, o trabalho é realizado por robôs e o soldador tem a função de apenas acompanhar o procedimento e garantir que tudo esteja funcionando corretamente. Este é um dos pontos que torna a Indústria 4.0 uma grande revolução.
Relacionado: Pergunte ao especialista: quais as técnicas de soldagem mais comuns?
Toda esta modernização é fruto de investimento e de uma alta expectativa da empresa em otimizar os seus processos. Realizar a correta introdução e um treinamento completo é fundamental para que os colaboradores compreendam a função do equipamento e saibam operá-lo.
“Novas tecnologias vão sempre provocar mudanças no ambiente social da organização e é difícil imaginar alguma inovação tecnológica que possa ser introduzida na empresa sem provocar algum efeito”, diz José Ernesto Lima Gonçalves, consultor em projetos de reestruturação de processos. Desta forma, o funcionário precisa entender que os novos equipamentos não irão tomar o seu emprego, mas sim facilitar o desempenho de suas funções.
O gerente técnico Osvaldo Carpino trabalha na Aventa – empresa que está se destacando ao oferecer novas tecnologias de soldagem para a Indústria 4.0 – e compartilha sua experiência: “Uma operação de solda pode ser particularmente exaustiva para o colaborador que está executando o trabalho. Quase sempre envolve manter-se horas em posições desconfortáveis e ambientes não muito favoráveis, geralmente quentes e com muito barulho. Estas novas tecnologias mudam este cenário, trazendo maior bem-estar para o soldador durante a execução de suas funções”.
Engana-se quem pensa que para modernizar sua produção é necessário um alto investimento. Atualmente, além das máquinas de solda que já vêm com conexão à internet, estão disponíveis no mercado equipamentos que podem ser acoplados aos modelos antigos e que viabilizam essa conectividade. Existem também diversas empresas que realizam a locação destas máquinas, sendo uma ótima solução para ingressar na Indústria 4.0 com baixíssimo investimento e sem precisar se preocupar com a manutenção e treinamento da equipe.
Acompanhando a revolução dos equipamentos, os softwares (geralmente desenvolvidos pelos mesmos fabricantes) são quase sempre baseados em nuvem e trazem grande flexibilidade, permitindo muitas vezes até incluir máquinas de outros fabricantes. Linhas de produção de todos os tamanhos podem ser rastreadas e controladas, desde as que contam com poucas máquinas até as que possuem dezenas delas.
A implantação costuma trazer resultados já no curto prazo. Todos os dados reunidos durante as operações servem como base para avaliar a eficiência da produção e realizar uma análise que otimizará ainda mais o processo. É possível descobrir quais etapas ou áreas trazem os melhores resultados, se o consumível está proporcionando um resultado de qualidade e até quais colaboradores precisam de auxílio para desempenhar melhor suas funções. O custo com retrabalho e tempo ocioso é drasticamente reduzido e pode ser percebido logo no primeiro mês.
A fabricante americana Miller é conhecida pelo seu alto nível de inovação. Sua equipe de Pesquisa e Desenvolvimento é formada por profissionais de diversas áreas e está sempre observando o mercado e projetando equipamentos de última tecnologia que realmente atendem às necessidades do dia a dia. No Brasil, a empresa é representada oficialmente pela Aventa.
Entre os destaques trazidos para o país e que serão apresentados na feira EXPOMAFE – realizada em São Paulo, de 7 à 11 de maio - está o Insight Core, uma solução que proporciona aumento de produtividade, melhora da qualidade da solda e gerenciamento eficiente de custos. O usuário tem acesso à um painel de monitoramento em tempo real e pode acompanhar os equipamentos em operação, os colaboradores responsáveis, verificar os parâmetros de cada trabalho (voltagem, deposição, tempo de arco, etc), gerar relatórios personalizados e muito mais
Sua empresa, já utiliza o conceito de Indústria 4.0 nos processos de soldagem? Para saber mais sobre o tema, você pode entrar em contato com quem tem acompanhado de perto o desenvolvimento deste setor: a Aventa. Clique aqui e fale com um consultor.
*Este material é um publieditorial, sob responsabilidade de AVENTA
Fonte: https://avozdaindustria.com.br/inovacao/soldagem-mais-eficiente-com-tecnologias-da-industria-40